top of page
Screenshot 2025-10-09 at 11-34-28 Instagram.png

O que é Nutrição Parenteral

Nutrição Parenteral: O que é, usos e tipos

A nutrição parenteral é uma forma de fornecer nutrientes ao corpo sem usar o sistema digestivo. Em vez de comer pela boca, os nutrientes são entregues diretamente na veia através de um cateter intravenoso (IV). Essa técnica é usada para pessoas que não podem usar o sistema digestivo por causa de alguma condição médica. Pode ser uma solução temporária ou permanente, dependendo da situação, e pode ser parcial (complementar a alimentação) ou total (substituindo completamente a alimentação).

​

Na nutrição parenteral, os nutrientes vão direto para a corrente sanguínea, sem passar pelo estômago ou intestino. Diferente da nutrição enteral, que usa um tubo para levar alimentos ao estômago ou intestino, a nutrição parenteral evita todo o sistema digestivo. Ela é usada quando uma pessoa não consegue digerir ou absorver alimentos normalmente, seja por um curto período ou por tempo indeterminado.

Como é Feita a Nutrição parenteral?

Uma equipe de saúde especializada, que inclui médicos, enfermeiros, nutricionistas e farmacêuticos, avalia as necessidades nutricionais da pessoa com base em seu histórico médico, exame corporal e exames de laboratório. 

A Nutrição Parenteral é feita por profissionais especializados (Farmacêuticos) em nutrição parenteral em uma sala limpa estéril e realizada em processo estéril. 
Tudo dentro nesso processo de manipulação é pensado para proteger o paciente e elaborar uma bolsa de nutrição forma estéril com todas as necessidades da pessoa que está recebendo. 

O que tem na Nutrição Parenteral?

1/ Macronutrientes

Aminoácidos (Proteínas "quebrada em blocos"); Glicose (Fonte de Energia); Lipídios (Óleo "quebrado", também essenciais); Água

2 / Micronutrientes

Sais e Ions essenciais para o funcionamento do corpo (Sódio, Magnésio, Potássio, Cálcio, Fosfato);

3 / Vitaminas e Oligoelementos

Vitaminas essenciais para o corpo em pequenas quantidades para funcionar corretamente; Oligoelementos minerais que o corpo precisa para funcionar em pequenas quantidades (Ferro, Cobre, Molibdênio, Selênio, Manganês) 

Benefícios da nutrição parenteral

O principal benefício da nutrição parenteral é permitir que o sistema digestivo descanse e se recupere de doenças graves ou cirurgias, além de fornecer sustento vital para pacientes com falência intestinal.

Para condições temporárias, como internações por problemas agudos ou dificuldades para se alimentar por via oral ou enteral, a nutrição parenteral é essencial para promover a recuperação do paciente.

Em casos de problemas permanentes no sistema digestivo ou para bebês prematuros, a nutrição parenteral é uma terapia indispensável, capaz de salvar vidas ao garantir a nutrição adequada quando o sistema digestivo não pode ser utilizado.

​Contato

Entre em contato para que possamos começar a trabalhar juntos.

  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Instagram
Obrigado pelo envio!
bottom of page